quarta-feira, 25 de maio de 2011

Você está aqui:Início / Brasil / Volkswagen abre inscrições para o 13º Talento VW Design

A Volkswagen do Brasil já está com as inscrições abertas para o Talento Volkswagen Design 2011 por meio do site (www.volkswagen.com.br/design). O período de inscrições para a 13ª edição do processo seletivo de estágio da empresa vai até o dia 29 de julho. Neste ano, o tema “Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?” vai inspirar universitários, que concorrerão ao estágio de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil.

Pela primeira vez, os quatro universitários vencedores também visitarão o Salão do Automóvel de Paris, em setembro de 2012. Outra novidade é que os 40 finalistas da primeira etapa da fase 1 poderão participar da Design Experience, uma iniciativa que abrirá um canal de contato entre os candidatos selecionados e os designers da Volkswagen, que oferecerão orientações para que os universitários desenvolvam seus projetos com excelência.

Por meio da Design Experience, os estudantes também participarão de palestras sobre Design e terão acesso a conteúdos exclusivos no site. A Design Experience estará disponível para os 30 selecionados para a categoria Shape Design (design externo e interno de veículos) e os 10 escolhidos para a categoria Color & Trim (design de acabamentos).

“O Talento Volkswagen Design consegue detectar novos talentos do design nacional e oferece a esses universitários a oportunidade de se aperfeiçoarem, colocando-os em contato com as reais necessidades da indústria automobilística. O Talento Volkswagen Design é uma forma inovadora de selecionar estagiários e de preparar profissionais para o mercado de trabalho”, disse o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.

O processo seletivo de estágio Talento Volkswagen Design 2011 está aberto a estudantes que estiverem cursando, em 2012, o último ano das faculdades de Desenho Industrial, Design de Produto, Design Gráfico, Moda ou Arquitetura. Todas as informações sobre o concurso e como se inscrever estão no site (
www.volkswagen.com.br/design).

Os finalistas da primeira fase serão divulgados no dia 9 de setembro, por meio do mesmo site, além de receberem o aviso por e-mail. A partir daí, os universitários terão acesso à Design Experience, podendo trocar informações com os designers da Volkswagen para aperfeiçoarem seus projetos.

A próxima fase será a visita dos 15 finalistas (10 para a categoria Shape Design e 5 para Color & Trim) ao departamento de Design da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, e a prova de aptidão, ambas no dia 7 de outubro.

A apresentação dos projetos e a defesa final para a banca examinadora serão no dia 25 de novembro. Na mesma data, à noite, os vencedores serão revelados durante o coquetel de premiação. Serão selecionados três estagiários para a categoria de Shape Design e um para Color & Trim.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Chinelo é feito com palito reciclado e fio-dental

Criador da ideia utiliza materiais reciclados e facilmente encontrados dentro de casa
por Globo Rural Online - 20/05/2011

"Um par de chinelos feito de hashi (típicos palitinhos utilizados na culinária japonesa) e materiais facilmente encontrados em casa ganhou destaque na Feira Internacional de Móveis Contemporâneos (ICFF, na sigla em inglês), famosa exposição de design realizada nesta semana, em Nova York, EUA.

O chop-flops, como é chamado o chinelo ecologicamente correto, foi criado pelo estudante de desenho industrial Joseph Palmer. Em seu invento, ele reciclou hashis, tiras de couro de uma bolsa velha, cortiça e fio-dental.

Segundo o estudante, a ideia veio depois de um almoço com um colega de faculdade em um restaurante japonês. Ele reparou que seu amigo utilizava chinelos para ir para a aula. Ao ver hashis descartados no lixo do restaurante, fez a associação entre o que observava e resolveu criar um chinelo com o material reciclado.

A matéria-prima básica dos chop-flops são hashis que Palmer resgata de restaurantes de comida japonesa. Para fazer a sola do chinelo, ele utilizou a cortiça de um quadro de avisos que estava acumulando poeira em seu quarto. Na produção das sandálias, o artesão amarra os palitos com fio-dental, fazendo a forma da palmilha. A técnica utilizada é semelhante à empregada em cortinas de bambu e persianas. Para fazer as alças, Palmer usa tiras de couro de uma bolsa velha.

O estudante chegou a colocar um par das sandálias à venda no e-Bay. Agora, está chamando atenção do mundo com seu chop-flops no ICFF."

Fonte: Globo Rural

terça-feira, 17 de maio de 2011

Folha no MIS

Fonte: Folha de São Paulo - Caderno Ilustrada - São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011.

Museu inaugura hoje mostra com fotos, cartuns e infográficos publicados no jornal desde 1921, além de obras de arte criadas para a Ilustríssima e vídeos da TV Folha

DE SÃO PAULO

O MIS (Museu da Imagem e do Som) inaugura hoje em São Paulo, às 19h30, a exposição "90 em Folha - Imagens do Brasil Moderno", um vasto painel sobre a história do jornal e do país nos últimos 90 anos.
A mostra, que ocupará dois andares do museu, está centrada em quatro áreas cruciais para o jornalismo moderno: o humor, a infografia, a fotografia e a ilustração.
O visitante poderá assim acompanhar a evolução das charges, das fotos e dos infográficos desde 1921.
As pinturas e ilustrações criadas pelos principais artistas brasileiros contemporâneos especialmente para o caderno Ilustríssima são objeto de um espaço à parte.
A sala dedicada à TV Folha trará videorreportagens sobre o tsunami no Japão e a guerra na Líbia, além de documentários que revelam o funcionamento do jornal e os bastidores da Redação.
A exposição contém ainda quadros sobre o fluxo das notícias dentro do jornal, projeções de fotos históricas e as noventa Primeiras Páginas mais marcantes.
A nova mostra é mais complexa e abrangente que a exposição "Imagens de Fato - 80 anos de Folha", realizada pelo Masp em 2001 e que era composta por 315 fotos publicadas no jornal.


ARTE E JORNALISMO
"O que faz um grande jornal é sem dúvida a qualidade da informação que ele oferece, mas a exposição é uma grande oportunidade para mostrar como um meio de comunicação consegue integrar a notícia com várias formas de arte: design, fotografia, pintura e humor", explica Fábio Marra, editor de Arte da Folha.
"Essa é uma interação que muitas vezes passa despercebida aos olhos do leitor, mas que pesa na apresentação e na avaliação do noticiário."
Segundo Marra, a grande dificuldade para montar a exposição "foi selecionar peças de um arquivo tão vasto e rico". Para superar as limitações do espaço, "o ambiente terá também alguns terminais que estarão conectados com o nosso acervo digital para que o visitante possa navegar por todas as páginas destes 90 anos de jornal".
A Folha surgiu em 19 de fevereiro de 1921 sob o formato de um diário vespertino voltado às classes médias paulistanas -a "Folha da Noite".
O empreendimento foi ampliado com o lançamento da "Folha da Manhã", em 1925, e da "Folha da Tarde", em 1949. Os três jornais coexistiram até serem unificados na Folha de S.Paulo, em 1960.
Mudanças editoriais introduzidas nos anos 70 e 80, visando criar um jornalismo crítico, apartidário e pluralista, transformaram a Folha em um parâmetro da liberdade de imprensa no país.
O coquetel de abertura da exposição será às 19h30. O MIS fica na av. Europa, 158. A mostra ficará em cartaz até 14 de agosto. A entrada é grátis.

The Creators Project - Muti Randolph



Confira a entrevista de Muti Randolph

Visite: http://thecreatorsproject.com/pt-br/

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Casa de Criadores lança concurso contra homofobia em parceria com Secretaria de Cultura e Cads

A Casa de Criadores se engajou numa campanha bem legal e importante: a luta contra a homofobia. Em uma parceria com o Cads (Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual), da Prefeitura de São Paulo e a ACGE (Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias), da secretaria de cultura do governo do estado, estamos lançando o concurso Homofobia Fora de Moda. Se você é estilista, estudante de moda, designer gráfico ou gosta de desenhar, mande pra gente uma proposta de imagem (estampa/logotipo) inspirada nesse tema (Homofobia Fora de Moda).

Os 30 trabalhos melhor selecionados serão expostos durante a 29ª Casa de Criadores, que acontece em junho, onde um corpo de jurados formado por personalidades da moda e da cultura escolherão a imagem eleita o símbolo da campanha. A proposta vencedora será transformada numa camiseta, comercializada em todo o Brasil e com toda a renda revertida para ações que combatam a homofobia.

Bem bacana né? Os três primeiros colocados ganham um prêmio em dinheiro. E, de quebra, o vencedor poderá estagiar no departamento de estilo da marca Cavalera (veja o regulamento completo lá em inscrições

O que vc está esperando para se inscrever? Ajude a gente a mostrar que a moda combate a intolerância.